Seja Bem Vindo!

Anúncio CBU

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Campina Grande recebe a 14ª Consciência Cristã em fevereiro

Vários preletores participarão do encontro e também haverá eventos paralelos que vão discutir vários temas relacionados ao cristianismo


Já está marcada os dias para a 14ª Consciência Cristã, evento que reúne centenas de evangélicos em Campina Grande, na Paraíba. Este ano o encontro acontecerá entre os dias 15 e 21 de fevereiro e terá a participação de 29 preletores.

A abertura acontecerá às 19h30 no Parque do Povo e terá a participação do Grupo Logos, Orquestra Átrios de Louvor e Coral Silvino. Neste dia o preletor será o pastor Hernandes Dias Lopes.

Além dos cultos acontecerão eventos paralelos como é o caso do Apoloteen e o 8º Seminário de Louvor e Adoração, que são eventos com participação restrita a inscritos.

Entre os preletores que estarão nos outros dias de eventos temos: Norman Geisler, Russel Shedd, Augustus Nicodemus Lopes, Walter Macalister, Mauro Meister entre outros.

A programação completa e os endereços dos encontros estão no site oficial da 14ª Consciência Cristã que é o www.conscienciacrista.net.


Assista ao vídeo institucional:

Depois de “avivamento”, governo iraniano declara a guerra aos cristãos

Além da prisão de pastores, templos são destruídos e Bíblias confiscadas


As autoridades iranianas confiscam milhares de Bíblias, destruíram igrejas, e fecham sites como parte de uma ofensiva total contra o cristianismo.

Segundo a agência cristã iraniana Mohabat News, um assessor do comitê de assuntos sociais do Parlamento do Irã confirmou que nos últimos meses foram confiscadas mais de 6.500 Bíblias, especialmente nas cidades de Zanjan e Abhar, Estado de Zanjan.

A agência oficial de notícias Mehr, a ação se justifica por que “os missionários cristãos têm feito uma campanha milionária, com publicidade enganosa para que a opinião pública e a juventude (do Irã) se afaste dos ensinamentos do Islã“ .

O aiatolá Hadi Jahangosha também expressou sua preocupação com a ” expansão do cristianismo entre os jovens”, culpando a disponibilidade de literatura, programas cristãos de televisão por satélite e meios eletrônicos. “É responsabilidade de todos os cidadãos do Irã que façam algo sobre isso e cumpram seu papel na difusão do Islã puro, lutando contra as culturas falsas e distorcidas do Ocidente”.

Um representante do governo disse que as Bíblias confiscadas “foram produzidas com uma melhor qualidade de papel, em tamanho de livro de bolso.” E acrescentou que “o importante neste assunto é que a polícia, os juízes e os líderes religiosos devem estar cientes que os cristãos estão se fortalecendo para enfrentar o Islã, caso contrário, qual o sentido de terem produzido este grande número de Bíblias?”

O confisco das Bíblias revela uma crescente pressão sobre as igrejas cristãs, como ocorreu recentemente na cidade de Kerman, onde as autoridades locais destruíram uma das principais igrejas da cidade. Existe a preocupação de que os prédios das igrejas cristãs em outras cidades também possam ser atacados e destruídos em breve.

Os lideres das igrejas cristãs iranianas denunciam que o governo de Mahmoud Ahmadinejad está preocupado pelos relatos que muitos muçulmanos estão se convertendo ao cristianismo nos últimos anos. Estima-se que o país já tem pelo menos 100.000 cristãos, em comparação com aproximadamente 500 cristãos conhecidos em 1979, segundo estimativas dos próprios representantes dos grupos cristãos.

A recente prisão do pastor Yousef Nadarkhani chamou atenção do mundo todo para a falta de liberdade religiosa no Irã e a perseguição aos pastores locais. O caso de Yousef ficou conhecido e, depois de múltiplos apelos, ele foi livre da pena de morte. Contudo, outros líderes têm sido presos e executados sem que o assunto seja muito divulgado para evitar reações internacionais parecidas.

O regime do Irã também iniciou uma ofensiva aos sites em língua persa que falam sobre a fé cristã. Entre os sites mais afetados pelos ataques está a agência Mohabat News , que serve aos cristãos de fala persa do Irã e de países vizinhos. O ataques sobrecarregaram os servidores, durante três dias, tirando do ar vários sites. Esse tipo de ataque cibernético não é novidade, mas tem se tornado mais comuns recentemente.

Nada é feito em segredo. O Ministério da Segurança do Irã se vangloria em ter eliminado uma rede de Internet que, segundo as autoridades, “fazia propaganda antirreligiosa no ciberespaço”, referindo-se concretamente a sites cristãos. O Ministério informou ainda que foram detidas várias pessoas por sua suposta implicação nesta rede subterrânea; e que o governo estabeleceu um comitê especial para regular o acesso à Internet e monitorar aos usuários.



Com informações de Mohabat News

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Universidade Federal reprova trabalho científico por conter agradecimento a Deus

A estudante foi orientada a tirar a citação, mas insistiu e teve sua pesquisa rejeitada


Uma estudante da Universidade Federal Rural de Pernambuco teve seu trabalho científico reprovado por ter colocado um agradecimento a Deus. A aluna que é evangélica recebeu a orientação de retirar a citação de seu trabalho para que ele fosse aceito.
O estudo recusado falava sobre os produtores de leite e os orientadores do curso já haviam solicitado para que ela retirasse o agradecimento do trabalho, na justifica da universidade está escrito: “Seu trabalho não foi aceito (…) agradecimentos devem ser relacionados à pesquisa e não a Deus”.
A estudante evangélica que está no oitavo período de Medicina Veterinária não quis comentar a decisão da universidade, mas seus colegas não concordam com a reprovação do trabalho e nem mesmo o vice-diretor do curso que fez a orientação concordou com a decisão da direção da instituição.
Diante do fato líderes católicos e evangélicos protestaram classificando a ação da Universidade Rural de Pernambuco como “intolerância religiosa”. O fato chegou aos meios de comunicação e virou uma reportagem do Jornal do SBT. Depois da carta de apoio dos religiosos a instituição de ensino voltou atrás e aceitou o trabalho da aluna.

Assista a Reportagem do SBT:

TVs evangélicas investem em programas voltados para o público feminino

Com linguagem própria esses programas servem como ferramenta de evangelismo e como forma de entretenimento


A expansão de canais evangélicos na TV brasileira faz com que programas segmentados apareçam para atrair nichos específicos do público. Notamos que nas principais redes de TV evangélicas há programas destinados às mulheres com programação diferenciada que fala sobre relacionamentos, saúde, filhos e há alguns que trazem receitas e dicas de artesanato.

O que difere esses programas dos demais são o ensinamento bíblico e também debates específicos com temas voltados para a fé. Há programas também que terminam com uma oração e atendem pedidos das telespectadoras.

O programa feminino mais antigo que encontramos é o programa “De Bem Com a Vida” que está no ar há 16 anos pela Rede Gospel. Essa atração é apresentada pela bispa Sônia Hernandes e outras pastoras da Renascer. O programa aborda temas do universo feminino com humor e descontração, sempre falando sobre a palavra de Deus.

A RIT TV, da Igreja Internacional da Graça de Deus, também tem um programa para mulheres. Comandado por Jacqueline Stefano, o “Nosso Programa” é uma atração de variedades que fala sobre vários temas interessantes para mulheres.

A Rede Boas Novas, da Assembleia de Deus de Belém do Pará, também colocou programas femininos em sua grade de programação. As telespectadoras do canal evangélico podem contar com o programa diário “Espaço Feminino” e com o semanal “Voz Mulher”.

Esses programas possuem uma linguagem própria e servem para atrair mulheres não evangélicas e também como entretenimento e alimento espiritual para as já convertidas. Debatendo temas como doenças e mercado de trabalho o público cristão permanece informado do que está acontecendo no mundo e recebe ainda o encorajamento da parte de Deus para enfrentar as situações do dia a dia.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Lutador evangélico de MMA Wanderlei Silva diz que ora antes e depois de cada luta “para Deus me abençoar”


O lutador de MMA Wanderlei Silva, que enfrentou o lutador vietnamita Cung Le no último sábado pelo UFC 139, disse em entrevista ao site Sportv.com que estava com muito medo da competição e que para conter o nervosismo orou e pediu a Deus para abençoá-lo antes da luta. Wanderlei tem uma tatuagem no ombro com a frase “Deus é Fiel”.

“Sabia que nessa luta não podia errar. Nada poderia dar errado. Tinha que ganhar e me apresentar bem. Era uma carga emocional grande, mas orei bastante e pedi para Deus me abençoar, e ele me abençoou”, disse o lutador sobre a competição que aconteceu em San Jose na Califórnia.

O lutador falou também das dificuldades que vinha enfrentando no esporte e ressalta essa vitória como a maior de toda a sua carreira: “Passei meses difíceis para voltar a lutar. Fiz uma cirurgia no joelho, treinei muito, durante um ano e pouco, mas quando voltei acabei perdendo rápido (para Chris Leben). Muito se falou a meu respeito. Graças a Deus tive o apoio dos meus fãs o tempo todo, a minha família me ajudou. Realmente foi uma das maiores vitórias da minha carreira”.

Mesmo sendo considerado por muitos como um esporte extremamente violento, o MMA tem vários atletas cristãos, como Vitor Belfort e Erick Silva. Existe muita polêmica em torno da participação de cristãos em uma luta considerada violenta, mas os atletas afirmam que quando estão no ringue não estão brigando, mas sim trabalhando e praticando um esporte.


Fonte: Gospel+

Após polêmica reportagem sobre o “cair no espírito”, casos de profissionais da Record que deixaram a emissora por falta de profissionalismo vem a público


A reportagem sobre o “Cair no Espírito” parece ter aumentado a crise entre os profissionais da TV Record, diversos funcionários da emissora ligada a Igreja Universal estariam pedindo demissão ou denunciando problemas internos. O jornalista Carlos Dorneles, considerado um dos mais experientes da televisão, teria pedido demissão da emissora, por estar insatisfeito com o conteúdo e os rumos que o departamento de jornalismo estaria tomando.

Porém, Carlos Dorneles não é o único insatisfeito com a situação. Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, do jornal Folha de S. Paulo, outros profissionais que também possuem larga experiência estariam incomodados com a situação. “Não estou fazendo jornalismo, estou fazendo entretenimento”, teria declarado um dos insatisfeitos, que preferiu não ser identificado.

Informações dos bastidores da emissora afirmam que o editor Rafael Gomide, responsável por programas como “Câmera Record” e “Repórter Record” seria o grande responsável pelos conteúdos veiculados para atacar igrejas neopentecostais.

Paulo Henrique Amorim, apresentador do programa “Domingo Espetacular”, teria tido um grande desentendimento com Gomide durante as transmissões dos Jogos Panamericanos. “Comigo você não mexe”, afirmou Amorim, em resposta a Rafael Gomide. Diversos outros jornalistas teriam deixado a Record nos últimos meses, inclusive colunistas do portal R7.

O Dorneles em nota afirma que não pediu demissão, mas reconhece que fez reunião com a diretoria de jornalismo da Record pedindo mudanças na forma de trabalho. Ele também afirma que não há qualquer insatisfação com a queda de audiência do Jornal da Record.

José Luiz Datena, que recentemente protagonizou uma turbulenta troca de emissoras, havia saído da Band para retornar à Record, porém, apenas 43 dias depois, pediu demissão alegando impossibilidade de trabalhar. “É difícil um jornalista trabalhar sem liberdade”, afirmou Datena que disse ter sido proibido de falar em ser programa sobre pastores e religiosos que cometem crimes. Na época, o Bispo Edir Macedo declarou que iria investigar os motivos da saída do jornalista.


Fonte: Gospel+

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

“Renúncia” é o primeiro filme lançado pela Assembleia de Deus

O roteiro fala sobre uma jovem evangélica que ao chegar à faculdade encontra uma nova realidade que a faz perder a fé


Jovens da Assembleia de Deus de Imperatriz, Maranhão, se uniram em um projeto pioneiro no ministério: a produção do filme “Renúncia – Suas Escolhas Definem Seu Futuro” um longa que será distribuído pela Casa Publicadora das Assembleias para todo o Brasil.

O filme conta a história de Nanda, uma jovem evangélica que ao entrar para a universidade conhece o mundo do álcool, das drogas, sexo e luxúria e acaba se desviando da fé. O roteiro foi elaborado por Luaran Lins que teve acesso a uma pesquisa recente que mostra que mais da metade dos jovens cristãos se afastam da fé depois que entram para a universidade.

A partir dessa pesquisa ele escreveu o roteiro e entrou em contato com um amigo também assembleiano, Gildásio Amorim, que é editor de vídeo e juntos começaram a produção do filme. O custo médio de um longa desse porte é de R$400 mil reais, mas como toda a equipe atuou voluntariamente o custo diminui para R$60 mil.

“O baixo orçamento não foi empecilho para que fôssemos muito criteriosos na qualidade do projeto e para apresentar ao Brasil um filme de alta qualidade”, diz Luaran Lins.

Renúncia é o primeiro longa-metragem produzido pela Assembleia de Deus no Brasil e totalmente gravado em Imperatriz do Maranhão. Ele será lançado dia 23 de novembro no Auditório do Palácio do Comércio em Imperatriz e depois disso será distribuído para todo o Brasil pela CPAD.

O produtor afirma que “o objetivo é que o filme percorra todo o país como instrumento de evangelização, principalmente, nas escolas e faculdades”. O roteiro do longa será distribuído em livro e a trilha sonora foi gravada em CD pelo Ministério de Louvor Geração do Avivamento.

Assista o trailer:

Com informações CPAD

Marcelinho Carioca afirma que sacrifício na Fogueira Santa lhe rendeu R$ 2 milhões

O jogador estava com uma dívida muito alta com o time, mas depois de entregar um "sacrifício" a dívida foi suspensa e ele ainda recebeu indenização.


O portal Terra e o blog do bispo Edir Macedo divulgaram nesta quarta-feira, 23, um vídeo onde o ex-jogador Marcelinho Carioca testemunha uma benção financeira.

Em um programa religioso, o ex-boleiro conta que participou da campanha da Fogueira Santa na Igreja Universal do Reino de Deus, para quitar uma dívida de sete milhões de reais com o Corinthians.

O testemunho foi gravado em 2009, mas ao que parece só chegou ao conhecimento do bispo Macedo hoje, que publicou o vídeo em seu blog com o título “Marcelinho Carioca abre o jogo”.

Nele Marcelinho conta que ao participar da campanha da IURD, entregou uma oferta de R$ 86.000,00 e por causa desse “sacrifício” ele foi honrado. “Eu fiz a Fogueira Santa e passados três meses o Corinthians me chamou para fazer acordo”, conta Marcelinho Carioca.

“Me deram um contrato de dois anos e depois que sai eu recebi R$2.000.000,00″, testemunha ele que não precisou quitar a dívida que tinha com o clube paulista.

O ex-jogador do Corinthians diz também que não gosta quando vê pessoas criticando a IURD, pois ele sabe que essa campanha de fato dá resultados. “Falo do que vi, do que presenciei (…) dei de livre espontânea vontade”.

Assista:



Lembrando que, idependente dos fatos ocorridos evolvendo o nome do Bispo Edir Macedo, não podemos Julgar toda instituição.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pastor americano dá US$ 100 a fiéis para incentivar ajuda mútua



A inversão da ordem dos envelopes chamou atenção da mídia local que noticiou o fato


O pastor americano Christopher Baldwin teve uma iniciativa atípica em sua congregação, a igreja Vine Wesleyan Church , ao dar às famílias um envelope que só poderia ser aberto depois que chegassem em casa. No envelope continha US$100,00.

O presente entregue no último dia 20 de novembro foi a forma encontrada pelo pastor para ajudar as 85 famílias que participaram do culto.

A ideia surgiu depois da festa de Halloween organizada pela igreja, localizada no Estado de Nova York, nesse dia o pastor percebeu que muitos fiéis não tinham casacos e estavam passando frio.

“Quando demos o dinheiro, dissemos que aqueles que precisam podem ficar com ele. Mas, queremos que cada um ore e pergunte a Deus onde que o dinheiro deve ser direcionado”, explicou Baldwin que acredita que sua atitude vai estimular os membros a entregar de si para outros.

Com informações UOL

A CAMISA DA ALEGRIA


Era uma vez um rei que, apesar de ser muito rico, era triste, pois não conseguia aumentar o seu tesouro.

Ele estava sempre de mal humor e isto causava enormes problemas a todos, pois seus decretos, rudes e injustos, massacravam o povo com exigências descabidas.

Por fim, o rei acabou entrando em depressão. Seus médicos lhe disseram que a única cura para a sua doença era a alegria. O monarca, então, ofereceu um excelente prêmio a quem pudesse lhe trazer a alegria de volta.

Muitos tentaram, mas ninguém conseguiu arrancar um só sorriso da cara do rei. Nada conseguia alegrá-lo. Nem os músicos, nem o bobo da corte, nem as dançarinas, nem os lançadores de enigmas, nem os mímicos, nem os encantadores.

Os amigos do rei resolveram consultar um grande sábio que vivia ali. Ele lhes disse que se o rei vestisse a camisa do homem mais feliz daquele reino, a alegria voltaria ao seu coração.

Iniciou-se, então, uma intensa investigação, para se descobrir quem era o homem mais feliz de todos.

Para surpresa dos investigadores, o homem mais feliz daquele reino morava longe do luxuoso palácio do rei, num casebre muito simples. Ele, sua mulher e seus filhos trabalhavam de sol a sol no cabo da enxada para conseguir se manter, mas, sempre unidos, passavam o dia rindo e cantando.

Os investigadores contaram-lhe o problema que os havia trazido ali e pediram-lhe que ele lhes desse uma de suas camisas, para que a alegria pudesse voltar ao coração do rei. Só então compreenderam porque aquele homem trabalhava na lavoura de peito nú, ele não tinha nenhuma camisa.

Um dos investigadores, espantado, perguntou-lhes como conseguiam ser tão felizes tendo tão pouco, ao contrário do rei, que tinha tanto, mas era infeliz, o homem então respondeu-lhes: - Somos felizes porque o reino de Deus está em nossos corações,

AMARGO REGRESSO


Esta história é contada como verídica. Fala de um jovem soldado que finalmente estava voltando para casa, depois de ter lutado numa guerra muito sangrenta.

Ele ligou para seus pais e disse-lhes:
- Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, quero lhes pedir um favor. Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo.

- Claro, filho, nos adoraríamos conhecê-lo!

- Mas, há algo que vocês precisam saber, ele foi terrivelmente ferido na guerra; pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Ele não tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.

- Puxa, filho, não é facil cuidar de uma pessoa com tantas dificuldades assim... mas, traga-o com você, nós vamos ajudá-lo a encontrar um lugar para ele.

- Não, mamãe e papai, eu quero que ele venha morar conosco.

- Filho, nós não podemos assumir um compromisso tão grande assim. Ele não seria feliz morando aqui conosco. E nós perderíamos um pouco da nossa liberdade. Vamos achar um lugar em que cuidem bem dele.

- Está certo, papai, o senhor tem razão!

Alguns dias depois, no entanto, eles receberam um outro telefonema, da polícia. O filho deles havia cometido suicídio, num hotelzinho de beira de estrada numa cidade vizinha, bem perto deles.

Quando ele foram fazer o reconhecimento do corpo descobriram que o "amigo" do qual o rapaz falara era ele mesmo, que havia sido gravemente ferido na guerra e escondera o fato de seus pais, com medo de não ser aceito por eles.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Funkeiro carioca troca os shows pela Assembleia de Deus dos Últimos Dias

Ele tomou a decisão depois de passar por uma convulsão e por um acidente de carro





O cantor Tonzão, vocalista do grupo de funk Hawaianos, resolveu abandonar a carreira para se dedicar somente à obra de Deus. Há meses que ele vinha frequentando a Igreja Assembleia de Deus dos últimos Dias, em São João do Meriti, no Rio de Janeiro, mas os últimos acontecimentos fizeram com que ele tomasse essa atitude radical, que comoveu muitas fãs.

Everton Luiz da Silva Chagas tem 24 anos e na última quinta-feira, de acordo com o jornal Extra, ele estava voltando de uma balada quando começou a se sentir mal e precisou ser internado. “Fui hospitalizado e nenhum médico descobria o que eu tinha. Sentia arrepios, tontura, convulsão. Só melhorei quando falei com o pastor”, disse ele se referindo a Marcos Pereira conhecido no Rio de Janeiro por pregar em presídios e conseguir recuperar ex-traficantes e ex-usuários de drogas.

O pastor conta que ao orar por ele através do rádio viu o espírito da morte saindo e assim o cantor se recuperou. No sábado Tonzão resolveu ir à igreja, mas no meio do caminho sofreu um acidente de carro. “Era como se alguém estivesse dirigindo meu carro. Senti que Deus estava me chamando. Poderia ter acontecido algo pior”, lembra ele.

Tonzão vinha frequentando os cultos da AD dirigida pelo pastor Marcos Pereira e se emocionava ao ver conhecidos que antes era usuários de drogas evangelizando os usuários de crack da região. Mas a revelação para deixar o grupo Hawaianos aconteceu quando ele foi visitar um monte.
“Um amigo me disse isso [para deixar o grupo], mas relutei. Ganhava muito dinheiro, tinha mulheres aos meus pés. Mas esse pensamento vinha todo dia”, diz ele que no sábado, 19, resolveu tomar a decisão e anunciar sua saída da banda.

“Eu não quero mais fazer show. Se Deus permitir, e os outros integrantes (do grupo) quiserem, vou lá para dar satisfação ao público, mas de terno e gravata”.


Com informações Jornal Extra

Ex-BBB se torna pastora evangélica e afirma: “Fui resgatada das trevas”


A ex-BBB Bruna Tavares se converteu em 2008 e agora prega em igrejas como missionária, segundo informou o site EGO. Bruna participou da sétima edição do reality show da Globo e chegou a namorar um dos participantes e também a posar seminua para revistas masculinas.

A conversão aconteceu depois que ela se separou do também ex-BBB Alberto Cawboy de acordo com um texto em seu site pessoal que diz: “Ao sair e ver o que havia acontecido aqui fora, frustrou-se e a infelicidade tomou conta de sua vida. Em março de 2008, terminou um relacionamento, se converteu e segurou firme em Jesus para não soltar nunca mais (…) Com o seminário de teologia concluído em dezembro de 2010, Bruna é Missionária e ministra da Palavra do Senhor em tempo integral desde outubro de 2008″.

A mudança de religião também trouxe mudanças na aparência de Bruna que antes adotava as madeixas loiras e usava roupas decotadas, hoje ela voltou a usar os cabelos escuros e não usa mais decotes. “Aquela outra Bruna que vocês conheceram tinha um enorme vazio”, disse ela para uma rádio carioca.

Em um vídeo postado no Youtube no mês de agosto Bruna Tavares aparece pregando em uma Assembleia de Deus dizendo que não importa ganhar dinheiro, mas ganhar almas.

Veja o vídeo:


Fonte: Gospel Prime

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pastor Marcio Valadão, da Lagoinha, homenageia Renê Terra Nova que revela que ambos foram ungidos a Apóstolo juntos


Em homenagem aos 10 anos do ministério apostólico de Renê Terra Nova, o Pastor da Igreja Batista da Lagoinha, Márcio Valadão gravou um vídeo com um depoimento, parabenizando o líder do Ministério Internacional da Restauração. “Hoje é um dia tão especial, não apenas para você, mas também para mim”, afirma Valadão, após ler o Salmos 145.

Valadão lembra a data da consagração de Terra Nova ao ministério do apostolado, ressaltando a importância do ato: “Estou aqui, neste altar, onde há dez anos, a igreja do Brasil reconheceu em você o apostolado. E naquele tempo, naquela hora, palavras proféticas que vieram do coração de Deus, e quando eu medito naquelas palavras, dirigidas a você, eu vejo o cumprimento literal de cada uma delas”, relata o Pastor Márcio Valadão, que não usa o título.

“Aqui Deus falou que te levantava como Apóstolo, e que você levantaria milhares de apóstolos. Hoje dez anos são passados e eu vejo o cumprimento dessas profecias. Eu sei que é apenas o começo”, continua Valadão, que convida à celebração: “Hoje é o tempo de lembrar, celebrar e acima de tudo, juntos, rendermos graças ao Senhor pelos seus grandes feitos”.

Em uma curiosa referência à chuva, o líder da Lagoinha menciona que no momento que ele gravava o depoimento, a capital mineira era atingida por uma forte chuva. “Agora, aqui em Belo Horizonte estamos debaixo de uma tempestade, muita chuva, pois quando falamos em você Renê, sempre chove. É uma benção, e acima de tudo, um testemunho da Glória de Deus, nosso Pai”.

Encerrando sua fala em homenagem ao Apóstolo Renê Terra Nova, Márcio Valadão deseja saúde ao colega: “Eu quero apenas que você reconheça a bondade do Senhor sobre a sua vida, como tem sido também ele tão bondoso para comigo e a minha casa. Que os próximos dez anos sejam muito, muito mais frutíferos que esses primeiros dez anos. Que o Senhor o conserve com a vida, saúde, com a paixão no coração. Que você continue sendo essa inspiração não apenas pra mim, mas para milhões de pessoas. Eu amo você, minha casa te respeita e ama também. Um beijo querido”.

O Apóstolo Renê Terra Nova agradeceu a mensagem com um tweet: “Obrigado querido Márcio Valadão e Família, fomos honrados com essa homenagem sincera e verdadeira, amo sua vida”. Mais tarde, Terra Nova voltou a lembrar da homenagem com um novo tweet: “Já estou em casa, para celebrar meus 10 anos de apostolado. Desejo a mesma felicidade a Márcio Valadão, fomos ungidos juntos. Dia histórico!”.






Assista ao vídeo:

Fonte: Gospel+

sábado, 19 de novembro de 2011

Segundo colunista do jornal Folha possibilidade de um programa semanal gospel na Globo é real


Ricardo Feltrin, editor e colunista do F5 área de entretenimento do site da Folha escreveu em sua coluna sobre o Festival Promessas na Rede Globo e anunciou que em 2012 existe a possibilidade de um programa semanal na emissora.

O Festival Promessas, que será transmitido na Globo no dia 18 de dezembro as 22h30 está sendo produzido pelo núcleo de Luiz Gleiser e está sendo tratado com muito cuidado na emissora para ser um sucesso de audiência já que é o primeiro show gospel da Globo e contará com uma superprodução que terá Serginho Groisman como apresentador e com a participação de David Sacer, Fernanda Brum, Fernandinho, Regis Danese, Damares, Ludmila, Pregador Luo e Eyshila e conforme Ricardo Feltrin destaca de forma irônica “a queridinha do bispo Macedo” Ana Paula Valadão, o comentário está relacionado aos ataques da Rede Record contra a cantora e a unção do cair no espírito.

Conforme os números da audiência do Festival Promessas a possibilidade de um programa semanal de música gospel é cada vez mais real, algo que era impensável muitos anos atrás.

Ricardo Feltrin trouxe alguns números que comprovam a importância da música gospel para o mercado fonográfico e o motivo da Globo estar tão interessada nesse meio, confira abaixo:

1) Estima-se que, em 2011, a indústria da música gospel no Brasil movimentou R$ 2 bilhões

2) A pirataria devora 15% dos produtos gospel, quando em outros estilos pode chegar a 60%

3) Comparação, os 4 CD´s da coleção “Promessas” (que deu origem a esse especial do dia 18) venderam 482 mil cópias. Luan Santana, álbum mais vendido em tooooodo 2010, conseguiu vender pouco mais de 230 mil cópias

4) Há artistas (como Aline Barros, Soraya Moraes etc) que não estão no selo gospel da Globo e vendem ainda mais

Confira na íntegra a matéria escrita por Ricardo Feltrin clicando aqui.

Fonte: Gospel+

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Orar pelo inimigo?


Sou surpreendido a todo o momento por discursos inflamados de pessoas “cristãs” se levantando para defenderem a sua honra usando para isso acusações, processos, julgamentos e profecias (ou profetadas) de vingança celestial, pois ai daquele que mexe com o ungido de Deus.

Na caminhada da vida, tive a oportunidade de conhecer pessoas que infelizmente não deixaram nada de bom. Por onde passaram deixaram um rastro de destruição e ruína. Mentiram, magoaram, causaram divisão, fizeram exatamente o contrário do que se pode esperar de alguém que se denomine “de Cristo”.

Por vezes vi situações injustas e contemplei o malfeitor se “dando bem” em nome de Deus.
De todos os mandamentos de Deus, um, em especial, é particularmente muito difícil de ser cumprido: “amar e orar por aqueles que só nos fazem mal”:

“Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;” Mt 5.43-44

Cumprir esse mandamento é quase impossível!

Como vou amar e orar por alguém que só me calunia? E se for alguém que me humilhou ou me usou. Se me feriu ou feriu minha família? E se engravidou minha filha ou tramou a morte do meu pai? Como amar, como interceder a Deus por alguém que eu odeio do fundo do coração?

É mais fácil pedir pra Deus defender minha honra, salvar meu nome, mandar fogo do céu para consumir aquele que faz mal. Essa é a vontade do nosso “eu”, mas não a vontade do nosso Deus.

Vivemos na época do ódio e da vingança. Mexeu comigo, tem que pagar. Deus vai me vingar se cuida!

Quando olho pra Bíblia vejo Jesus ensinando exatamente o contrário: “Te bateram de um lado, dê a outra face. Te fizeram mal? Não somente perdoe, mas ame.” Humanamente falando não sei como fazer isso, mas sei que no dia em que aprendermos a amar nossos inimigos, mostraremos a glória de Deus manifestas através de nós.

Esse pra mim é um dos mandamentos mais difíceis. Luto contra o meu eu e peço ajuda a Deus para amar. É um exercício diário. Uma prática que só se consegue manifestar através da graça dada a nós!

Se você tem algo contra mim, ore por mim. Se eu tiver algo contra você, estarei orando por você. E de grau em grau sigamos para o versículo que fecha o capítulo de Mateus 5: “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste.”

Na paz d’Aquele que nos amou mesmo quando ainda o odiávamos e nos atraiu a Sua presença, dando Ele mesmo o exemplo de como fazer.

Felipe Heiderich
www.felipeheiderich.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você Realmente ama a Deus ?


“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, (obedece), esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”. (João 14:21).

Nós revelamos que amamos o Senhor Deus conforme O obedecemos. E quanto mais obedecemos mais Jesus se manifesta em nós.
Mas para obedecermos é necessário conhecer os mandamentos, (leis) de Deus, e para conhecer os mandamentos de Deus, é necessário antes conhecer o Senhor dos mandamentos.
Você se lembra de como conheceu seus amigos ? Você queria saber que ele era, como era, ver se você tinha afinidades com ele, suas prioridades e valores.
Para conhecer a Deus é da mesma forma. Você precisa saber que Ele é.

Quais as coisas mais importantes para você ?
Antes de conhecer a Cristo ?
E depois de conhecer a Cristo ?

Paulo nos revela o que era importante antes, e o que é importante depois de conhecer a Cristo, “Ainda que antes podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nEle, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Para conhecê-lO, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte”, (Filipenses 3:4-10). Como ele encarava antes as coisas que ele achava importante e o que ele passa a ver como importante depois.
Você já foi salvo por Jesus ? Então há uma necessidade de aumentar dia-a-dia o seu conhecimento de Deus.
E como conhecer a Deus ?

Um bom exemplo é o que demos no começo, sobre como você chegou a conhecer seus amigos ?

Você passava tempo com eles, conversava com eles, tinham coisas em comum, você os ajudava, você os defendia.
E o que essa amizade gerou ?
1 – Confiança, pois quanto mais tempo você ficava próximo a seu amigo mais confiava nele.
2 – Segurança, pois sozinho, muitas vezes temos medo de enfrentar algumas barreiras, mas quando estamos com alguém próximo a nós, parece que ganhamos força.
3 – Companheirismo, pois sempre temos alguém para conversar, para nos ouvir, para compartilhar conosco.
4 – Os mesmos pensamentos, pois passamos a buscar coisas parecidas e termos pensamentos iguais.

E conhecer a Deus não é diferente de fazer novos amigos, observe:

- Você precisa passar mais tempo na presença dEle, (Leitura Bíblica, Meditação). “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Salmo 42:1-2).
- Falar com Ele, (Oração). “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei”, (Salmo 5:3).
- Ter os mesmo interesses – (Salvação de outros, crescimento espiritual, a glória de Deus). “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”, (Efésios 4:32 e 5:1-2).
- Cooperar com Ele, (Obediência). “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”, (I João 4:7) e “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”, (I João 5:3).
- Defendê-Lo, (defender a Palavra dEle). “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo”, (I Pedro 3:15 – 16).

Os resultados também são semelhantes:

1 – Confiança – “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”, (Provérbios 3:5-7).
2 – Segurança – “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”, (II Timóteo 1:12).
3 – Comunhão – “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigo, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”, (João 15:14-15).
4 – Os mesmo pensamentos – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”, (Filipenses 2:5).

Você realmente ama a Deus ? Tem guardado, (obedecido), os seus mandamentos, e feito a Sua vontade ?
Ou você ama a Deus apenas por palavras e não liga nem um pouco para os Seus mandamentos ?
Se você ama a Deus verdadeiramente comece as basear sua vida nos mandamentos do Pai.
Que Deus te abençoe e te ajude a guardar os Seus mandamentos.


Pastor Wanderley
Ministério Celular Famílias com Cristo

http://familiascomcristo.blogspot.com

Semelhanças entre Deus e sua palavra




Introdução: O Evangelho de João começa chamando “a Palavra de Deus” como Deus (Leia João 1:1). Isso abre um estudo interessante entre “a Palavra” (Jesus) e “palavra” (Bíblia). Em nosso estudo, vamos ver que Deus é muito semelhante à Sua Palavra – a Bíblia. Os dois estão tão intimamente ligados; é impossível separar os atributos da palavra de Deus (Bíblia) do próprio Deus. Veremos a partir deste breve estudo que existem alguns atributos de Deus que são igualmente verdade para a Bíblia! Há pelo menos sete semelhanças entre Deus e a Bíblia:

1. Deus é perfeito, a Bíblia também é perfeita.
Mateus 5:48 - “Sede vós pois perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito”
Salmos 19:7 - “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma”.

2. Deus é eterno, a Bíblia também é eterna.

Salmos 90:2 - “Antes que os montes nascessem, ou que nunca te tivesses formado a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”

Mateus 24:35 - “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”

3. Deus é luz, a Bíblia também é luz.

I João 1:5 - “E esta é a mensagem que temos ouvido dele, e vos anunciamos: que Deus é luz e nele não há treva alguma”

Salmos 119:105 - “A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho”

4. Deus é Espírito, a Bíblia também é Espírito.

João 4:24 - “Deus é Espírito, e aqueles que o adoram o adorem em espírito e em verdade”

João 6:63 - “As palavras que eu vos disse são espírito e são vida”.

5. Deus é capaz de salvar sua alma, a Bíblia também é capaz de salvar sua alma.

Salmos 72:13 - “Ele (Deus) deve poupar o pobre e necessitado, e salvará as almas dos necessitados”

Tiago 1:21 - “Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”

6. Deus é capaz de santificar os crentes, a Bíblia também é capaz de santificar os crentes.

I Tessalonicenses 5:23 - “E Deus, o de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”

João 17:17 - “Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade”

7. Deus julgará no último dia, a bíblia também vai julgar no último dia.

I Pedro 4:5 - “Quem deve dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos”

João 12:48 - “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue: a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia”

Conclusão: A partir deste breve estudo, temos cuidadosamente considerado como Deus é fortemente refletido e ligado com o caráter de Sua Palavra – a Bíblia Sagrada. Ao lado do Senhor Jesus Cristo, a Bíblia é talvez o maior reflexo da natureza de Deus.

Quem e o que é Deus, Sua palavra é muitas vezes similar. Então, dizer que a Bíblia tem erros é como dizer que o próprio Deus é imperfeito! Não podemos ter um Deus perfeito e ter uma Bíblia imperfeita, ao mesmo tempo! A Bíblia adverte os homens em Provérbios 13:13 que, “Aquele que despreza a palavra deve ser destruído, mas o que teme o mandamento será galardoado”

Autor: Pr. Aldenir Araújo
Fonte: Sermão Online

O Casamento no Senhor


“A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o seu marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor”. (I Coríntios 7:39).

Essa expressão “casar-se no Senhor” é usada pelo Apóstolo Paulo nesse texto, referindo-se à mulher viúva, que é livre para casar-se com quem quiser, desde que seja no Senhor. O casamento só vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
Não pense que freqüentar uma igreja evangélica e ter um pastor celebrando uma cerimônia faz um casamento no Senhor! Não.

Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento é constituído no Senhor.

1 – Quando os cônjuges têm os corações inclinados a obedecer a Deus.

O divórcio, infelizmente, é algo cada vez mais comum na sociedade. Não faltam opiniões para explicar este fato. Mas o que Jesus Cristo ensinou sobre a causa principal do divórcio? “Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim”, (Mateus 19:8), Observe: a falta de corações inclinados a obedecer a Deus resulta na falência dos relacionamentos conjugais!
Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”, (Apocalipse 3:20), revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas. Crentes que somente vivem uma casca de religiosidade são incapazes de se casarem no Senhor.
Neste tipo de casamento, onde Deus atua, cada pessoa está preocupada em executar seu papel de acordo com os princípios estabelecidos pelo Criador, “Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor”, (Colossenses 3:18), observe bem o uso da expressão “no Senhor” pelo Apóstolo Paulo.

2 – Quando os cônjuges fazem do casamento uma oportunidade de servir melhor.

Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada. O personagem da parábola dos convidados para as bodas, “…Casei, e, portanto não posso ir”, (Lucas 14:20), que se escusou dizendo “Casei”, portanto não posso ir, estava muitíssimo longe de ter um casamento no Senhor. Se o seu casamento privá-lo de servir ao seu Deus, por favor, não diga que o Senhor está neste negócio!
O texto “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”, (Eclesiastes 4 : 9 e 10), bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus. Num casamento no Senhor há cuidado espiritual mútuo, edificação, ministração, e o resultado não gera dúvidas.

Em que condições está o seu casamento ? O seu casamento está firmado no Senhor ?

Que Deus os abençoe e firme o seu casamento.

Pastor Wanderley
Ministério Famílias com Cristo

http://familiascomcristo.blogspot.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Mulher virtuosa quem a achará?



Escrevi está mensagem para ministra-la em um congresso do Circulo de Oração, e uma analise Bíblica das ilustres mulheres cristãs, leiam;

Diante de uma sociedade patriarcal hebraica o papel da mulher nunca foi valorizado, elas eram desprezadas e excluídas de diversas atividades na Religião, no âmbito profissional e nos serviços comunitários. Em sua oração matinal os homens de Israel tinham por costume de agradecer a Deus por não terem nascidos mulher e nem gentio. Não importa o quantoeste povo era MAGISTA, Jesus Cristo
ao apresentar-se na passagem Bíblica do evangelho de João capítulo 11, versículo 28, testemunha que Maria irmã de Lazaro escolheu a melhor parte da qual ninguém a tomaria, isto é; Seria uma mulher lembrada, honrada, exemplar, uma mulher com virtudes cristã, Jesus não á desprezou, mais decidiu honrá-la.

Aos olhos de Deus não existe diferença entre ser mulher ou homem, ele não faz acepção de pessoas, ao contrário está em há procurar verdadeiros adoradores e as mulheres tem demonstrador que possuem talento, garra, disciplina e comunhão com Deus.

O sábio Rei Lemuel, um dos escritores do livro de provérbios disse; Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. Pv.31.10

O sábio Salomão também disse: A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente. Pv. 19.14

Algumas características especiais em relação ás mulheres:

· Elas foram as ultimas pessoas a ficarem aos pés da Cruz

· Estavam presente na primeira reunião de oração da igreja primitiva.

· A primeira pessoa convertida na Europa foi uma mulher chamada LIDIA.

· E no dia 08 de Junho de 1911 em marco histórico após seis meses da chegada de Gunnar Vingren e Daniel Berg uma mulher, irmã chamada Celina de Albuquerque foi batizada com Espírito Santo, sendo a pioneira no território Brasileiro.

Que tipo de Mulher você é;

· Como LEIA mulher rejeitada.

· Como AGAR mulher desprezada.

· Como ANA mulher humilhada.

· Como NOEMI mulher desanimada.

· Como Joquebede mulher de fé.

· Como RUTE mulher constante, avivada.

Ser uma mulher virtuosa é;

É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.
É caminhar na dúvida cheia de certezas que Deus é fiel.
É correr atrás das nuvens num dia de sol.
É alcançar o sol num dia de chuva.
É chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de terceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.
É identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.
É ser enganada, e sempre dar mais uma chance, como fruto do amor de Deus em sua vida.
É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que é frágil pra ter um carinho.
É se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas.
É distribuir emoções que nem sempre são captadas.
É comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever.
É saber dar o perdão…
É tentar recuperar o irrecuperável.
É entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.
É estender a mão a quem ainda não pediu.
É doar o que ainda não foi solicitado.
É não ter vergonha de chorar por amor.
É saber a hora certa do fim.
É esperar sempre por um recomeço.
É ser mãe dos seus filhos, dos filhos de outros. É amá-los igualmente.
É ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem.
É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos.
E fincar a bandeira da conquista tendo sempre fé em Deus, isto é ser; Uma mulher Virtuosa.

JASSON HERCULANO.

Brasileira de 82 anos passa metade da vida entregando folhetos evangelísticos em grande centro de Nova York


Irmã Moraes encontrou uma maneira de cumprir com o mandato de Jesus de ir por todo o mundo e pregar o evangelho. Nascida no Brasil esta a mais de 40 anos evangelizando no coração de Nova York.

Essa mulher de 84 anos, que guardou de tal forma em seu coração o mandato de anunciar o evangelho, que tem estado pregando nas ruas de Manhattan durante décadas.

Precisamente alí, na Times Square, famosa por suas brilhantes luzes de néon e os espetáculos de Broadway, os pedestres se encontram com Irmã Moraes, que dedicou sua vida à pessoas que caminha tateando, sem conhecer a Jesus.

Por mais de 40 anos, esta anciã distribui folhetos no Grande quarteirão e conversa com as pessoas acerca do amor de Jesus.

Em Obediência
Quando lhe perguntam: “Por que decidiu fazer isto?”, ela responde com doçura: “Deus me disse que o fizesse”.

Irmã Morães nasceu no Brasil, e mora em Nova York desde 1964, e segue melhorando cada dia seu inglês. O idioma nunca foi um impedimento para regressar noite após noite ao coração de Nova York para orar e dar testemunho de Cristo.

Times Square pode parecer um lugar pouco provável para evangelizar a tanta gente que deseja divertir-se, desfrutando das vistas, músicas e espetáculos. Mas irmã Moraes pensa que é o lugar perfeito para dizer às pessoas sobre o Senhor Jesus.

Tanto jovens como adultos se sentem atraídos por seus brilhantes olhos e seu espírito suave, e param para falar com ela. “O mais difícil é o frío. Me faz sentir congelada, então tenho que ir para casa”, admite.

Fonte: O Diário

Ana Paula Valadão seria um dos motivos da polêmica reportagem da Record contra os pentecostais

Ana Paula Valadão seria um dos motivos da polêmica reportagem da Record contra os pentecostais
Segundo o portal IG a pastora e cantora Ana Paula Valadão seria um dos pivôs principais para o Bispo Edir Macedo ressuscitar a discussão que abriu sobre a doutrina do “cair no Espírito Santo” onde afirma que a prática, adotada por algumas igreja pentecostais, seria realizada devido a possessão demoníaca.

O vídeo exibido no programa Domingo Espetacular do dia 13 de Novembro de 2011 atacou severamente a doutrina e da mesma forma foi atacado por diversos profissionais de jornalismo e evangélicos de diversas de nominações diferentes. A pastora mineira foi várias vezes retratada na matéria que comparou a prática do “cai-cai” ou “cair no espírito santo” às cenas de pessoas supostamente endemoniadas vistas nas “Reuniões de Descarrego” promovidas pela Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo.
O próprio Bispo já havia atacado outras vezes a cantora em seus programas na internet e nas madrugadas da Record utilizando as mesmas acusações.

Ana Paula Valadão e o Diante do Trono, grupo que a cantora lidera, são junto com alguns padres católicos os artistas que mais vendem dentro do braço gospel da gravadora Som Livre, empresa do Grupo Globo que é a principal rival e alvo da grande maioria dos ataques da Record e do Bispo Macedo.

Além disso, a matéria do Esporte Espetacular foi exibida dias antes do programa “Troféu Promessas” da Globo onde Ana Paula Valadão será um dos principais nomes da noite já que com o Diante do Trono foi indicada a cinco categorias pelo recente álbum “Sol de Justiça”, também distribuido pela Som Livre.

O site IG ainda afirma que segundo fontes dentro da emissora de Edir Macedo, os ataques por parte do Bispo e da Record contra as igrejas pentecostais não devem parar.

Nem o Diante do Trono e nem Ana Paula Valadão quiseram se pronunciar sobre o ocorrido.

Fonte: Gospel+

Em resposta à reportagem do Domingo Espetacular, Pastor Silas Malafaia afirma que Universal investiu R$ 1 bilhão na Record para a glória de satanás


Em resposta à matéria exibida pela TV Record sobre o fenômeno “cair no espírito”, o Pastor Silas Malafaia postou um vídeo no site Verdade Gospel, em que critica “a nova palhaçada do Edir Macedo”.

Silas começa sua fala citando a carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, quando ele proíbe os irmãos de interagirem “com aqueles que se dizem irmãos mas tem atitudes de ímpios”.

Referindo-se às críticas da reportagem do programa Domingo Espetacular, que veiculou depoimentos de pessoas que disseram ir à reuniões e cultos pentecostais e não terem sentido nada nos momentos do “cair no espírito”, Malafaia afimou: “Quanta gente já fez fogueira santa, corrente dos 318, arruda, e não aconteceu nada? Quanta gente lá na Universal participou de campanhas e nunca aconteceu nada?”

“Não to aqui pra falar mal de igrejas, porque lá na Universal tem gente salva, que teme a Deus”, disse Malafaia, que numa menção aos crentes da Igreja de Beréia, que consultavam as escrituras em cada situação disse que “você não pode engolir o que um líder fala, porque ele não é absoluto”.

O Pastor Silas Malafaia afirmou na sequência que a emissora do Bispo Edir Macedo foi comprada com dinheiro dos fiéis. “A Record foi comprada com dinheiro de dízimos e ofertas. Nos últimos quatro anos a Universal investiu mais de R$ 1 bilhão na Record, para que ela crescesse, fosse grande. Agora me diz: quando foi que você viu na Rede Record, em horário nobre, às 22h00, uma programação para exaltar a Deus?”, questiona Malafaia.

Do ponto de vista do Pastor, a atitude da emissora pode ter sido um tiro no pé dos líderes da IURD: “Eles ridicularizam o movimento pentecostal, mas vão acabar sendo atingidos de tão trouxas que são”.
“O que é que tem nessa TV? Lascívia, homossexualismo, adultério, prostituição, safadeza, roubalheira, mau-caratismo… Esses caras estão loucos!”, esbraveja Silas Malafaia.

Inconformado com a reportagem, ele se dirige aos fiéis da IURD questionando o destino dos dízimos e ofertas: “Como você pode dar dízimos e ofertas num lugar que o dinheiro está sendo usado para fazer uma TV para profanar? Como pode uma igreja ter uma emissora de televisão para a glória de Satanás?
Segundo Malafaia, Edir Macedo tomou essa atitude para evitar que os fiéis da Universal não saiam da denominação. “Ele fez isso porque está desesperado. Tá com medo de perder o povo dele para as igrejas neo-pentecostais. Macedo não é inocente”, encerra o Pastor Silas.

Assista ao vídeo na íntegra:




Fonte: Gospel+

Reportagem do Domingo Espetacular, da Record, causa revolta ao afirmar que o movimento “cair no espírito” é falsa manifestação do Espírito Santo. Veja o vídeo na integra


 No dia 13/11/2011, o programa Domingo Espetacular da TV Record, apresentou uma reportagem de quase quarenta minutos sobre o movimento pentecostal e as características dos costumes ligados ao “cair no espírito”.

Enquanto a reportagem era exibida pela Record, milhares de fiéis protestavam no Twitter com a hastag #vergonharecord, que chegou a estar entre as mais usadas no microblog em todo o Brasil. Um dos usuários, escreveu: “Incrível! A Globo investindo nos evangélicos e a Record detonando os evangélicos. Quem diria!”

Entendida por diversos internautas que protestavam no Twitter como um ataque ao Pastor Silas Malafaia e à cantora Ana Paula Valadão, defensores do fenômeno, a reportagem mostrou pessoas caindo ao toque de outros, ou ao sopro de pregadores, e ainda fiéis imitando cachorros.

A reportagem ouviu um especialista em psicologia, Doutor Jacob Goldberg, para quem o fenômeno “cair no espírito” é resultado de uma série de fatores: “O movimento de corpo é exasperado, tudo fica vizinho da histeria, e a histeria faz diminuir o senso crítico, o indivíduo não usa mais a razão, ele se entrega”.
Entrevistando Paul Gowdy, um dos precursores do fenômeno cai-cai no mundo, a reportagem mostrou a mudança de opinião dele em relação à crença no movimento. “Assim que Deus abriu meus olhos, vi que precisava tomar uma providência”. Segundo a reportagem, Gowdy afirmou ter participado dos bastidores da fundação do movimento: “Não creio mais nessas coisas. Hoje vejo como uma coisa macabra. Hoje eu acredito que esse espírito é um falso espírito, um espírito enganador”.

O Professor de Teologia da Universidade de Toronto, no Canadá, David Reed afirmou que as ações dos que promovem esse movimento são forçadas: “quando a pessoa não cai, eles empurram”.

Assista à reportagem completa:


Fonte: Gospel+

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Com quem se casou Caim?

Caim foi o primeiro filho de Adão. Em Gênesis 4.2 encontramos Caim como lavrador, ou seja, já como homem adulto. Então ele matou seu irmão e saiu da face do Senhor (versículo 16), indo habitar na terra de Nodeversículo (evidentemente ela deveria ter este nome quando Moisés escreveu o Gênesis e significa "nômade" ou "errante"). Não nos é dito quanto tempo se passou do versículo 16 até o versículo 17, quando Caim encontra uma esposa. A Bíblia não nos diz e só podemos nos basear em conjecturas. Mas são conjecturas perfeitamente possíveis e nada têm de estranho.

Alguns, que não crêem, procuram usar desta passagem para desacreditar o escrito divino. Em Gênesis 5.3 nos é dito que Adão estava com 130 anos quando gerou Sete, e esta idade deveria ser um pouco mais que a idade de Caim. Lembre‑se que Adão foi criado adulto e deve ter caído em pecado logo após a criação de Eva pois, embora Deus já tivesse ordenado que se multiplicassem (Gênesis 1.28), Adão só conheceu sua mulher após ter sido expulso do Éden (Gênesis 4.1).

Embora a primeira impressão que se tem é que Sete tenha sido o terceiro filho de Adão e Eva, não podemos afirmar isto com certeza, pois a Palavra de Deus geralmente assinala apenas o nome daqueles que têm alguma importância no contexto ou de quem viria uma genealogia. É comum também se omitir o nome das filhas. O fato de, por exemplo, não encontrarmos os nomes dos descendentes dos bisnetos de Caim não significa que não tenham existido. Simplesmente não são citados pois nada tinham a ver com o relato divino.

Porém, supondo que Adão não tenha tido filhos além de Caim e Abel, depois de haver gerado Sete, Adão viveu mais oitocentos anos e "gerou filhos e filhas". Quantos? Não nos é mostrado, mas você pode imaginar. Se um casal brasileiro consegue gerar uma média de 4 filhos, vivendo uma média de 60 anos, o que não faria durante 800 anos, em condições de saúde muito menos prejudicadas pelo pecado do que a que vemos em nossos dias! Junte‑se a isto os filhos de sua descendência e você chegará a números enormes.

Creio que se Caim viveu uns oitocentos anos (que era a média da época), quando estava com uns trezentos anos já podia escolher, entre um bom número de irmãs (Adão e Eva tiveram filhos e filhas) e milhares de sobrinhas e parentes distantes, uma esposa para si. E não somente isto, como também já podia construir uma cidade para abrigar tanta gente, como realmente o fez no capítulo 4.17. Não faria sentido construir uma cidade se não existisse já uma população para ela. Já li um cálculo que foi feito da população da Terra na época do dilúvio, que aconteceu cerca de 1700 anos após a Criação, e é fantástico o número de pessoas que poderiam estar habitando a Terra.

Não há nada de anormal nisso se multiplicarmos a geração de um homem de nossos dias por dez, que seria o equivalente aos oitocentos anos em média que se vivia então. Pela extensão dos anos de vida do homem naquela época, é possível que netos de Caim, ou até mesmo filhos de sua velhice, tenham perecido no dilúvio. O problema maior para entendermos tudo isso reside no fato esquecermos que o tempo de vida de um homem antes do dilúvio era muito maior que hoje. Mas podemos ficar sossegados; Caim teve tempo suficiente para ter várias opções de escolha até tomar uma esposa para si.

Ao contrário do que você pensou, eu não disse que Caim tenha tido filhos com várias mulheres, pois a poligamia só surgiu depois, com o neto de Caim (bisneto de Adão):

Gên 4:19 Lameque tomou para si duas mulheres: o nome duma era Ada, e o nome da outra Zila.

Adão e Eva tiveram filhos e filhas, não diz quantos, mas devem ter sido em número suficiente para ocorrerem casamentos entre eles e daí surgir uma população para o mundo de então.


Gên 5:3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
Gên 5:4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.

Para entender a Bíblia é preciso se concentrar no que é dito, não no que não é dito. Quando Deus não informa algumas coisas é porque elas não são importantes para o que Ele está querendo nos ensinar. Quando o professor ensina o aluno a somar dois mais dois ele não explica qual a composição do grafite do lápis ou do papel do caderno, porque isso não iria ajudar em nada o aluno a entender como fazer a conta.

De qualquer modo, a população já era significativa nos tempos de Caim, ou não haveria razão para ele ter construído a primeira cidade que é mencionada na Bíblia:

Gên 4:17 Conheceu Caim a sua mulher, a qual concebeu, e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade, e lhe deu o nome do filho, Enoque.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quem dizes que sou? Perspectivas sobre Jesus Cristo no decorrer da história

Os evangelhos informam que desde o ministério terreno de Jesus houve dúvidas quanto à sua verdadeira identidade. No texto da confissão de Pedro, em resposta à pergunta de Jesus sobre quem o povo dizia ser ele, os discípulos responderam: João Batista, Elias, Jeremias ou “algum dos profetas” (Mt 16.14). Quando Jesus indagou a opinião dos seus próprios seguidores, Pedro deu a resposta correta (“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”), mas uma leitura mais ampla dos sinóticos mostra que os apóstolos ainda assim tinham muitas perplexidades acerca de verdadeira natureza do seu mestre. Fora do círculo mais estreito em torno de Jesus, as dúvidas podiam se tornar especialmente intensas. João Batista, o primo e precursor de Jesus, fez a dolorosa pergunta: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mt 11.3). Ao longo dos evangelhos ressoa a exclamação das multidões e dos líderes religiosos judeus: “Quem é este...?” (Mt 8.27; Lc 5.21; 7.49; Jo 1.19; 8.25).

A principal razão dessas dúvidas era a própria complexidade da pessoa de Jesus, em muitos aspectos tão intensamente humano, porém ao mesmo tempo marcado por características, atributos e feitos singulares, extraordinários. Os seus títulos, demonstrações de autoridade e afirmações ousadas sobre si mesmo deixavam os seus interlocutores aturdidos, admirados ou simplesmente chocados e irados. Adicionalmente, havia um elemento de mistério em torno daquela pessoa, de segredo acerca da sua verdadeira identidade, tema esse que é destacado nos evangelhos. O chamado “segredo messiânico” reforça a idéia de que Jesus ao mesmo tempo se oculta e se revela. Somente aqueles que crêem, que se identificam com ele, podem conhecer realmente quem ele é. Após a ressurreição os discípulos se tornam mais seguros a respeito de Jesus (Jo 21.12), o que não impede que, com o passar do tempo, surjam novos questionamentos.

1. O humano e o divino
A resposta de Pedro, conhecida como a “Grande Confissão”, foi muito importante, mas não respondeu todas as dúvidas. O que realmente significava dizer que Jesus era o “Cristo” (Messias) e o “Filho de Deus”? Quais as implicações mais profundas dessas afirmações? Essas questões ocuparam a mente dos cristãos por vários séculos e as tentativas de solução giraram em torno de dois pólos: a humanidade e a divindade de Jesus. Num primeiro momento, a preocupação em resguardar o monoteísmo fez com que muitos cristãos tivessem reservas quanto à divindade de Cristo. Nunca se pos em dúvida a importância, a dignidade e a singularidade de Jesus; afinal, desde o início os cristãos sabiam ter uma relação especial com ele, tinham sido batizados em seu nome e o confessavam como Senhor. Todavia, muitos sentiam que aceitar a sua divindade implicava em dissolver a unidade de Deus, em admitir a existência de dois deuses, o Pai e o Filho.

Essa preocupação em preservar o monoteísmo em prejuízo do reconhecimento do caráter divino de Cristo ficou conhecida na história como “monarquianismo”. Este por sua vez dividiu-se em duas correntes principais: o monarquianismo dinâmico ou adocianismo dizia que Jesus foi um ser humano que Deus adotou como filho por ocasião do seu batismo, quando ele foi revestido do poder (“dynamis”) do Espírito Santo. Os ebionitas, isto é, os cristãos hebreus que pouco antes da destruição de Jerusalém se transferiram para o outro lado do rio Jordão, foram adocianistas. Já o monarquianismo modalista entendia que Pai, Filho e Espírito Santo eram manifestações sucessivas, e não simultâneas, de Deus. Essa corrente não fazia distinções no Ser Divino, chegando alguns a ponto de dizer que o Pai sofreu e morreu na cruz, posição essa conhecida como patripassianismo.


Simultaneamente ao monarquianismo, e mesmo antes dele, surgiu uma espécie muito diferente de questionamento, motivada por pressupostos bastante distintos. Influenciados pela cultura e filosofia grega, os gnósticos afirmavam a maldade inerente da matéria e, por conseguinte, não podiam admitir o conceito de encarnação. Sua tendência era dar ênfase ao caráter divino do Verbo (Logos), em detrimento da sua humanidade. Aquele Jesus com o qual os discípulos se relacionaram tinha apenas uma aparência de humanidade, era como que um fantasma, um ser etéreo que viveu entre eles. Daí terem ficado conhecidos como docetistas (do verbo grego dokéo = “parecer”). Essa posição já é claramente combatida nas epístolas joaninas do Novo Testamento (1 Jo 4.2,3; 2 Jo 7), e um grande número de textos afirma de modo enfático um entendimento literal da encarnação (ver Jo 1.14; Rm 1.3; Cl 1.22; 1 Tm 3.16; Hb 5.7; 1 Pe 4.1).

2. A era dos credos
Com o passar do tempo, à medida que o debate se ampliava e aprofundava, surgiram posições mais sofisticadas acerca do assunto. A mais famosa e controvertida foi o arianismo, proposta no início do quarto século pelo presbítero Ário, de Alexandria, no Egito. Essa concepção interpretava de modo muito literal a linguagem bíblica sobre Pai e Filho e sobre o conceito de geração. Ário afirmava que o Pai gerou o Filho, que só então passou a existir, e por meio deste fez o restante da criação. Portanto, Cristo era um ser muito exaltado, mas não divino. Outras posições resultaram das ênfases de duas escolas de interpretação bíblica, a de Alexandria e a de Antioquia, a primeira insistindo na união das duas naturezas e a segunda, em sua separação. Segundo o bispo Apolinário, o Cristo encarnado consistia de um corpo humano dotado de uma razão divina, o Logos. Outro bispo mais famoso, Nestório, insistiu que Jesus Cristo consistia na “união moral” de duas pessoas como em um matrimônio. Finalmente, o monge Eutiques, indo na direção oposta, defendeu a virtual fusão das duas naturezas, resultando em uma só, a divina. Essa posição também ficou conhecida como monofisismo.

Diante de um cenário tão confuso, a igreja sentiu a necessidade de posicionar-se a respeito dessa questão crucial que envolvia o correto entendimento do centro de sua fé: a pessoa de Jesus Cristo. Quatro grandes concílios ecumênicos realizados na Ásia Menor nos séculos quarto e quinto trataram dessa questão (Nicéia, Constantinopla, Éfeso e Calcedônia). A Definição de Calcedônia, do ano 451, resolveu a controvérsia de maneira magistral ao declarar não só a perfeita divindade e a perfeita humanidade de Cristo, mas o fato de que as duas naturezas, ao mesmo tempo distintas e inseparáveis, formam uma só pessoa e subsistência (“união hipostática”). Entendeu-se que essa concepção era não só coerente com o testemunho das Escrituras, mas necessária em virtude de suas implicações soteriológicas. Desde então, esse entendimento tem sido adotado pela maior parte da cristandade.

3. Novas teorias, antigas idéias
Ao longo dos séculos, têm surgido as mais diversas interpretações acerca de Cristo, que geralmente não passam de reedições, com outros nomes, das antigas posições consideradas heterodoxas. De um modo geral, essas posições tendem a minimizar ou simplesmente negar a divindade de Cristo, dando grande ênfase à sua humanidade. Foi o que aconteceu, na época da Reforma, com o espanhol Miguel Serveto e os italianos Lélio e Fausto Socino, que ensinaram formas particulares de adocionismo. Mais tarde, as modernas Testemunhas de Jeová iriam abraçar uma posição muito semelhante à do antigo arianismo.

Os principais reformadores protestantes, Lutero e Calvino, diferiram parcialmente nas suas concepções acerca da natureza humana de Cristo. O primeiro insistiu que, por causa da encarnação, a humanidade de Cristo, inclusive o seu corpo glorificado, recebeu o atributo da ubiqüidade, estando em todos os lugares ao mesmo tempo. Já os calvinistas argumentaram que mesmo agora, após a sua ressurreição e ascensão, o homem Jesus está corporalmente localizado no céu. Isso levou as duas tradições a terem compreensões bastante diferentes da presença de Cristo no sacramento da Ceia. No entanto, por um bom tempo, os protestantes, acompanhando os católicos romanos e os ortodoxos gregos, mantiveram unanimemente a antiga cristologia de Calcedônia.

A partir do iluminismo, com a sua crítica da visão sobrenaturalista da religião, voltaram a ser abraçadas as antigas concepções acerca de Cristo que insistiam na sua humanidade, negando a sua transcendência. O deísmo do século 18 e a teologia liberal protestante do século 19 conceberam Jesus em termos exclusivamente humanos, ainda que dotado de notáveis atributos morais e espirituais. Teólogos influentes como os alemães Schleiermacher e Ritschl propuseram formas elaboradas de adocionismo. Finalmente, no século 20 ganhou força a célebre “busca do Jesus histórico”, que procurou fazer uma distinção radical entre o Jesus concreto de carne e osso que viveu na Palestina e o Cristo da fé imaginado e idealizado pela igreja primitiva. Uma concepção especialmente revolucionária foi proposta por Rudolf Bultmann, um exegeta e teólogo alemão que pretendeu desmitologizar ou desmitificar o Jesus dos evangelhos, desvestindo-o de sua roupagem miraculosa e interpretando a sua pessoa e missão em termos do pensamento existencialista.

4. Perspectivas de Cristo
Ao lado das perenes controvérsias em torno da humanidade e divindade do Redentor, diferentes épocas e diferentes movimentos da história da igreja têm tido as suas percepções particulares acerca de Cristo. Para os primeiros cristãos ele era o Senhor, por amor de quem eles enfrentaram a ira do Império Romano e o martírio; nas primeiras manifestações da arte cristã, ele é a figura benevolente do Bom Pastor, também representado pelo peixe, a pomba ou o cordeiro. Na igreja imperial da era constantiniana, ele passa a ser visto como o Cristo exaltado e todo-poderoso, o pantokrátor (“governante de tudo”). Mais tarde, na segunda metade da Idade Média, dá-se ênfase ao Cristo sofredor, o “varão de dores” dos místicos e visionários.

Ao longo do tempo, os cristãos têm encontrado dificuldade em manter um equilíbrio saudável entre as dimensões sobrenatural e humana de Cristo. Na espiritualidade do tipo pietista, marcada pelo individualismo e pelo misticismo, predomina uma concepção docética de Cristo. A sua humanidade fica obscurecida, dando-se toda a ênfase ao Senhor poderoso e transcendente, operador de maravilhas e solucionador de problemas, que está prestes a voltar em glória para arrebatar a sua igreja. Do outro lado, existe o Cristo predominantemente humano do liberalismo, tanto católico quanto protestante. Um bom exemplo foi o “evangelho social” do início do século 20, inspirador de um ativismo cristão ilustrado pelo livro Em Seus Passos que Faria Jesus? Essa também foi uma ênfase da “teologia da libertação” latino-americana da segunda metade do século 20, que viu na figura de Jesus de Nazaré um modelo a ser seguido na luta contra a injustiça e a opressão.

Essas duas perspectivas padecem de limitações. A primeira, de tendência docética, pode levar, e com freqüência leva, a uma atitude de alienação e escapismo em relação aos problemas do mundo e da sociedade. É característica de boa parcela do evangelicalismo conservador e entusiástico. A outra perspectiva é igualmente reducionista, limitando a aplicação dos ricos conceitos bíblicos de libertação e reconciliação ao plano social e político. O reino de Deus passa a ser visto exclusivamente em termos terrenos, de transformação das estruturas mediante a ação humana, e Cristo torna-se um mero símbolo e um exemplo a ser seguido nesse esforço. O ideal é que os cristãos, em sua reflexão e em sua práxis, recuperem a visão bíblica holística de Jesus Cristo, como aquele cuja obra libertadora e reconciliadora abrange todas as dimensões da existência.

Perguntas para reflexão:
1. Os cristãos antigos tinham um grande interesse pela teologia e por definições precisas. Isso é necessário e saudável hoje? Por quê?

2. Quais as conseqüências que as diferentes posições sobre a pessoa de Cristo têm para o entendimento da salvação, da vida cristã e da missão da igreja?

3. Como podemos entender a co-existência de duas naturezas radicalmente diferentes (divina e humana) na pessoa do Cristo encarnado?

4. Qual o problema de se ter uma posição muito individual e subjetiva a respeito da pessoa de Cristo? Como isso pode ser evitado?

5. Por que é importante que os cristãos confessem tanto a divindade quanto a humanidade de Jesus?

Sugestões bibliográficas:
GONZÁLEZ, Justo L. Uma história do pensamento cristão. Vol. I. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.
LANE, Tony. Pensamento cristão. 2 vols. 2ª ed. São Paulo: Abba Press, 2000.
MACLEOD, Donald. A pessoa de Cristo. Série Teologia Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
OLSON, Roger. A controvérsia a respeito da Trindade e O conflito sobre a pessoa de Cristo. Em História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. São Paulo: Editora Vida, 2001.
OLSON, Roger. Jesus Cristo: Deus e homem. Em História das controvérsias na teologia cristã: 2000 anos de unidade e diversidade. São Paulo: Editora Vida, 2004.
STROBEL, Lee. Em defesa de Cristo. São Paulo: Vida, 1998.

A homossexualidade no ocidente: uma perspectiva histórica

A homossexualidade é um fenômeno muito antigo, havendo evidências da mesma tanto na arte pré-histórica quanto na pictografia e nos hieróglifos de culturas da antiguidade. A antropologia tem demonstrado a ocorrência desse fenômeno entre muitos povos e culturas passados e presentes. No entanto, a atitude das diferentes sociedades quanto ao comportamento homossexual não tem sido uniforme, indo desde a tolerância e aceitação até a penalização e a tentativa de supressão.

Os antigos hebreus, egípcios e assírios tinham leis contra as práticas homossexuais. A partir do sexto século antes de Cristo, aumentam as referências à homossexualidade na arte e na literatura da Grécia – na poesia de Safo e Anacreon, na prosa de Platão e nas peças de Ésquilo. Isso não significa que os gregos antigos aceitavam pacificamente tal conduta. Aristóteles, Heródoto, Aristófanes e muitos filósofos cínicos e estóicos posteriores expressaram a sua desaprovação moral de tais práticas. A existência da homossexualidade na antiga sociedade romana é atestada nos escritos de Suetônio, nas sátiras de Juvenal e na poesia de Catulo e Marcial. Como na Grécia antiga, a visibilidade desse comportamento não significava que o mesmo era amplamente aceito pela sociedade.

1. Atitudes da Bíblia e dos primeiros cristãos
As referências bíblicas às práticas homossexuais são pouco numerosas, mas bastante enfáticas. O Antigo Testamento condena a sodomia como algo típico da mentalidade pagã e prescreve punições severas (Lv 18.22; 20.13). No Novo Testamento, os escritos paulinos denunciam o comportamento homossexual masculino e feminino como um estilo de vida conflitante com os valores da fé cristã (Rm 1.26-27; ver também 1 Co 6.9-10; 1 Tm 1.9-10). Todavia, só tardiamente surgiu a noção de que as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas por causa de práticas homossexuais (Gênesis 19). Seu pecado é descrito de outro modo em Ezequiel 16.49-50. A nova interpretação surgiu nos pseudepígrafos, em Filo e em Josefo, e se refletiu no Novo Testamento (Judas 6-7). Teria contribuído para isso a forte hostilidade contra a cultura grega por parte dos judeus ortodoxos daquela época.

As atitudes dos cristãos em relação a esse assunto foram influenciadas tanto pelas afirmações bíblicas quanto pela lei romana. No Império Romano, o homossexualismo aparentemente era punível sob a obscura lex Scantinia (c. 226 AC), mas o interesse jurídico pela matéria data do terceiro século da era cristã. Nos séculos seguintes surgiram novas leis voltadas para essa questão. Um edito de Teodósio, Arcádio e Valentiniano (ano 390) prescrevia a morte na fogueira para os sodomitas. O imperador Justiniano publicou duas novelas contra o homossexualismo em 538 e 544. Elas são importantes porque pela primeira vez se invoca o episódio de Sodoma e Gomorra e porque o seu objetivo não era tanto punir como levar os ofensores ao arrependimento. As penalidades legais eram reservadas somente para os mais obstinados.

2. Da Idade Média à modernidade
Alusões esparsas na literatura e nos cânones cristãos mostram que a igreja antiga considerava o homossexualismo masculino altamente pecaminoso, mas não como algo merecedor de castigo exemplar. As penalidades variavam de uma penitência de nove anos à excomunhão perpétua. Considerações políticas podem explicar algumas das prescrições mais severas da Espanha visigótica do século sétimo. Os escritos penitenciais apresentam um tratamento abrangente do pecado homossexual. Eles reconhecem as práticas femininas, distinguem entre diferentes atos e tentam adaptar as penitências à suposta gravidade da ofensa. Em geral, a Idade Média considerava a homossexualidade merecedora da atenção da igreja, que impunha penalidades espirituais, mas raramente entregava os ofensores às autoridades civis. Existe pouca reflexão sobre a moralidade do homossexualismo até a discussão dos “pecados contra a natureza” feita por Tomás de Aquino na Suma Teológica (1265-1273).

Entre os anos 1000 e 1500, à medida que se intensificou a urbanização da Europa, aumentaram as evidências de atividade homossexual. Mais ou menos a partir da segunda metade do século 12 surgiu uma hostilidade mais intensa contra esse tipo de conduta, tanto na literatura popular quanto em escritos teológicos e jurídicos.

Alguns estudiosos têm interpretado esse fato no contexto de manifestações mais amplas de intolerância contra certos grupos, como foi o caso das Cruzadas, do anti-semitismo e da Inquisição. Com o advento do Renascimento e mais tarde do Iluminismo, caracterizados pelo seu espírito de contestação dos valores tradicionais e de defesa da liberdade individual, a homossexualidade masculina adquiriu nova visibilidade e relativa aceitação. No entanto, as situações podiam variar grandemente de um país para outro. No século 19, enquanto na França havia tolerância sob o Código de Napoleão, o oposto ocorria na Inglaterra, onde as leis nessa área eram extremamente rigorosas.

3. Desdobramentos contemporâneos
O século 20 constituiu um dramático ponto de transição nessa história turbulenta. Nunca anteriormente tantos homossexuais haviam alcançado tamanho destaque na literatura, nas artes, na política e em outras esferas. Ao mesmo tempo, regimes ditatoriais através da Europa perseguiram duramente os membros desse grupo, como aconteceu na Alemanha nazista e nos países comunistas do Leste Europeu. Esses e outros fatores chamaram a atenção da opinião pública para os integrantes desse segmento social e despertaram crescente simpatia em relação aos mesmos. Por fim, o surgimento de um movimento homossexual organizado e militante nos anos 70 forçou a sociedade e as igrejas a se posicionarem de uma vez por todas quanto a essa questão, o que tem acontecido de modo intensamente conflitivo nas últimas décadas.

A homossexualidade é um tema que interessa vivamente aos cristãos e à igreja por várias razões: é uma situação que afeta profundamente a vida de indivíduos e famílias; é um fenômeno que adquire crescente aceitação e legitimidade na vida moderna, nos aspectos cultural, ético e jurídico; mas principalmente é uma questão explosiva para as próprias igrejas em três áreas – recepção de homossexuais como membros, ordenação de homossexuais ao ministério e união de homossexuais.

A questão também apresenta uma vertente teológica. Pensadores e igrejas de linha liberal tendem a encarar com maior simpatia a causa homossexual e suas reivindicações. Grupos conservadores, tanto católicos quanto protestantes, insistem na incompatibilidade entre a prática do homossexualismo e a ética cristã. Existe até mesmo, em alguns países, o chamado “movimento gay cristão”. Muitos cristãos entendem que a homossexualidade é injustificável, pecaminosa e muitas vezes resultante de uma opção deliberada, consciente. Outros acreditam que é uma doença ou um comportamento geneticamente condicionado. Em ambos os casos deveria ser buscada a cura e a restauração. O grande dilema para muitos cristãos é como, ao mesmo tempo, questionar a homossexualidade como um estilo de vida alternativo e natural, sem rejeitar e desrespeitar as pessoas envolvidas com tal situação.

Perguntas para reflexão:
1. As condenações do homossexualismo contidas na Bíblia são relativamente poucas, mas muito contundentes. O que se pode concluir disto?

2. A homossexualidade é um comportamento natural, mera opção e questão de preferência na área sexual, ou um comportamento condenável como a fé cristã tem entendido historicamente? Por quê?

3. Existe uma diferença entre ter impulsos homossexuais, isto é, sentir atração pelo mesmo sexo, e praticar o homossexualismo?

4. Do ponto de vista da ética cristã, o que se deve esperar de alguém que tenha inclinações homossexuais, mas quer seguir a Cristo?

5. Existe a possibilidade de defender a dignidade da pessoa homossexual sem ao mesmo tempo apoiar ou aprovar a prática do sexo entre iguais? Por quê?

Sugestões bibliográficas:
DAVIES, Bob; RENTZEL, Lori. Deixando o homossexualismo: uma nova liberdade para homens e mulheres. São Paulo: Mundo Cristão, 1997.
JONES, Peter. A ameaça pagã: velhas heresias para uma nova era. São Paulo: Cultura Cristã, 2002.
LUTZER, Erwin. Aprenda a viver bem com Deus e com seus impulsos sexuais: como se apropriar da graça e do poder de Deus para vencer as tentações de natureza sexual. Venda Nova, MG: Betânia, 1984.
SANTOS, Valdeci da Silva. Uma perspectiva cristã sobre a homossexualidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
STOTT, John. Grandes questões sobre sexo. Niterói, RJ: Vinde, 1993.
WHITE, R.E.O. Homossexualismo. Em ELWELL, Walter A. (Ed.). Enciclopédia histórico-teológica da igreja cristã. São Paulo: Vida Nova, 1988-1990. Vol. II, p. 270-273.
DALLAS, Joe. A operação do erro: o movimento “gay cristão”. São Paulo: Cultura Cristã, 1998.

Chat CBU




Image and video hosting by TinyPic

Anúncio CBU